MUDANÇA NA SOLICITAÇÃO DE VISTO PARA OS ESTADOS UNIDOS

A partir do dia 5 de Abril, 2010, a Embaixada e Consulados Americanos no Brasil iniciarão novos procedimentos para a solicitação de vistos americanos. O novo procedimento representa o primeiro passo de um trabalho contínuo que visa melhorar o processo de solicitação de vistos e reduzir o tempo despendido pelos solicitantes durante o processo de solicitação de vistos.

O novo procedimento exigirá que TODOS os solicitantes preencham o formulário eletrônico DS-160 com pelo menos 48 horas de antecedência da data de agendamento da entrevista.

Resumo das mudanças:

1 – Pagamento da taxa consular (CITIBANK) deverá ser feita com no mínimo 5 dias úteis de antecedência. Não haverá mais possibilidade de pagamentos no próprio consulado da taxa de visto.

2 – No dia da entrevista todos os solicitantes deverão apresentar a página de confirmação do formulário DS-160, página de confirmação do agendamento, foto em papel tamanho 5x5cm, comprovante da taxa CITIBANK paga, passaporte e documentos para visto.

5 – O formulário DS-160 substituirá os formulários DS-156, DS-157, DS-158 antigos.

6 – Há necessidade da foto digital no formulário DS-160.

7 – Formulário enviado (submetido eletronicamente) não haverá como realizar alterações. Se informações erradas forem passadas o visto poderá ser rejeitado.

8 – O requerente não levará consigo o formulário impresso no ato da entrevista bastará apenas à confirmação do preenchimento gerada, com o código de barras do processo.

9 – O agendamento da entrevista e comparecimento no consulado permanece obrigatório.

10 – Os vistos de estudante e intercâmbio, assim como de trabalho, ainda necessitam de formulários específicos (DS-2019, petições, I-20, etc).

Taxas consulares

Houve alteração nos valores de câmbio das taxas cobradas pelo consulado. Atualmente o câmbio cobrado pelo consulado foi afixado em 1,80. Portanto, seguem as taxas abaixo:

TAXA CITIBANK –                                  USD 140        R$ 252

TAXA DE ENTREVISTA                                                R$ 38,00

** taxas sempre sujeitas a alteração***